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Profissional dedicada e parceira do Portal Educacional Ludus

Débora M. R. Silveira

Débora M. R. Silveira

EMEB Santos Dumont

Sapucaia do Sul

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  • PM Presidente Lucena
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PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Portal Educacional Ludus foi desenvolvido por uma equipe de pedagogos, professores e profissionais da tecnologia da informação com o objetivo de fornecer uma ferramenta que efetivamente facilite o uso do laboratório de informática na escola, a partir da necessidade que as instituições educacionais têm de preparar os alunos para interagir neste dinâmico e evolutivo contexto social. Além disso, as possibilidades oferecidas pelo Portal se dispõem a fornecer ferramentas para que o aluno não só se insira nesta sociedade, mas também construa o seu conhecimento e exercite sua cidadania.

A partir destas explanações apresentamos o Portal Educacional Ludus como um instrumento de apoio pedagógico e os ambientes onde ele é explorado, como um espaço de construção e democratização dos saberes.

Para complementar e enriquecer nosso trabalho pedagógico buscamos apoio em uma metodologia que garanta a formação integral do aluno, voltada para o desenvolvimento de diversas capacidades e potencialidades. Procuramos desenvolver atividades que favoreçam a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, permitindo a articulação de informações de diversos campos do conhecimento. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho. Os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto (conhecimento prévio), buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pela informática para dar um sentido amplo às atividades propostas.

O computador deve ser usado, prioritariamente, com projetos que incentivem a interdisciplinaridade. A utilização da informática pode viabilizar e deve ser utilizada também para a contextualização cada vez maior da aprendizagem, preservando a autonomia didática e pedagógica, através do envolvimento crescente de toda comunidade escolar.

OBJETIVO GERAL

Permitir ao aluno utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se em como usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para o uso do computador no processo educacional, bem como ter maior interação com as atuais formas de aquisição e disseminação do conhecimento baseadas nas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar ao aluno a compreensão de conteúdos em diferentes áreas do conhecimento.
  • Compreender a importância do uso do computador no processo educacional no ensino básico.
  • Capacitar o aluno a identificar as novas tecnologias, e a interagir com essas tecnologias no seu ambiente de aprendizagem.
  • Estudar mecanismos para alcançar bons resultados com o uso do computador no processo educacional.
  • De modo geral, tornar o computador um aliado do professor no desenvolvimento pedagógico, auxiliando e fornecendo subsídios que fortaleçam o processo de aprendizagem do aluno.

JUSTIFICATIVA

Estando a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a tecnologia, é importante analisarmos a relação entre escola e tecnologia, objetivando a construção de uma sociedade em que todos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem a mudanças futuras da sociedade. Para isso, é necessária a formação de indivíduos críticos.

A informática tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma tendência em nível de mundo. Vem interferindo em todas as áreas do conhecimento, bem como nos variados setores profissionais, sejam públicos ou privados.

Diante dessa tendência, surge a necessidade de entender e dominar com maior profundidade os mecanismos de disseminação e elaboração do conhecimento. Esta realidade está fundamentada na transformação das formas de comunicação entre os homens, onde são modificados os métodos de trabalho, as organizações sociais e as próprias modalidades de aquisição do saber. No processo de ensino-aprendizagem, essa tendência é igualmente observada. A informática vem sendo colocada como um fator diferenciador de grandes proporções. Sendo um meio poderoso nos processos educacionais aliados à tecnologia.







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