QUEM SOMOS

O Portal Educacional Ludus http://www.ludusportal.com.br/ – é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido por uma equipe de pedagogos, professores e profissionais da tecnologia da informação com o objetivo de fornecer uma ferramenta que efetivamente facilite o uso do laboratório de informática na escola, a partir da necessidade que as instituições educacionais têm de preparar os alunos para interagir neste dinâmico e evolutivo contexto social. Além disso, as possibilidades oferecidas pelo Portal se dispõem a fornecer ferramentas para que o aluno não só se insira nesta sociedade, mas também construa o seu conhecimento e exercite sua cidadania.

A partir destas explanações apresentamos o Portal Educacional Ludus como um instrumento de apoio pedagógico e os ambientes onde ele é explorado, como um espaço de construção e democratização dos saberes.

Para complementar e enriquecer nosso trabalho pedagógico buscamos apoio em uma metodologia que garanta a formação integral do aluno, voltada para o desenvolvimento de diversas capacidades e potencialidades. Procuramos desenvolver atividades que favoreçam a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, permitindo a articulação de informações de diversos campos do conhecimento. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho. Os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto (conhecimento prévio), buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pela informática para dar um sentido amplo às atividades propostas.

O computador deve ser usado, prioritariamente, com projetos que incentivem a interdisciplinaridade. A utilização da informática pode viabilizar e deve ser utilizada também para a contextualização cada vez maior da aprendizagem, preservando a autonomia didática e pedagógica, através do envolvimento crescente de toda comunidade escolar.

OBJETIVO GERAL

Permitir ao aluno utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se em como usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para o uso do computador no processo educacional, bem como ter maior interação com as atuais formas de aquisição e disseminação do conhecimento baseadas nas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar ao aluno a compreensão de conteúdos em diferentes áreas do conhecimento.
  • Compreender a importância do uso do computador no processo educacional no ensino básico.
  • Capacitar o aluno a identificar as novas tecnologias, e a interagir com essas tecnologias no seu ambiente de aprendizagem.
  • Estudar mecanismos para alcançar bons resultados com o uso do computador no processo educacional.
  • De modo geral, tornar o computador um aliado do professor no desenvolvimento pedagógico, auxiliando e fornecendo subsídios que fortaleçam o processo de aprendizagem do aluno.

JUSTIFICATIVA

Estando a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a tecnologia, é importante analisarmos a relação entre escola e tecnologia, objetivando a construção de uma sociedade em que todos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem a mudanças futuras da sociedade. Para isso, é necessária a formação de indivíduos críticos.

A informática tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma tendência em nível de mundo. Vem interferindo em todas as áreas do conhecimento, bem como nos variados setores profissionais, sejam públicos ou privados.

Diante dessa tendência, surge a necessidade de entender e dominar com maior profundidade os mecanismos de disseminação e elaboração do conhecimento. Esta realidade está fundamentada na transformação das formas de comunicação entre os homens, onde são modificados os métodos de trabalho, as organizações sociais e as próprias modalidades de aquisição do saber. No processo de ensino-aprendizagem, essa tendência é igualmente observada. A informática vem sendo colocada como um fator diferenciador de grandes proporções. Sendo um meio poderoso nos processos educacionais aliados à tecnologia.

FERRAMENTAS DISPONÍVEIS

A fim de garantir que a informática educativa – Portal Educacional Ludus – seja uma ferramenta de apoio pedagógico que contribuirá com a prática escolar dos alunos, a estrutura curricular é separada por séries/anos e composta por componentes curriculares.

O objetivo principal da Educação Infantil é a construção de situações de aprendizagem que agucem as percepções e desenvolva a curiosidade, estimulando a coordenação motora, percepção visual e virtual, estabelecendo relações entre suas ações e as consequências resultantes e desenvolvendo o planejamento sequencial de ações, atenção e memória.

O objetivo dos anos do Ensino Fundamental é a construção do conhecimento através de atividades interativas que estimulem a criatividade, a observação, a compreensão bem como ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão. O Portal Educacional Ludus busca estabelecer vínculos afetivos possibilitando uma interação social, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes colaborativas.

FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

PROJETOS DIGITAIS

A criatividade diante da resolução de problemas e também da formulação de hipóteses, a cooperação e interação entre os sujeitos nos trabalhos em grupo, a interação com o objeto de exploração e com as novas tecnologias pautam a proposta pedagógica do Portal Educacional Ludus. A partir disto, todas as atividades e projetos do Portal Educacional Ludus são desenvolvidas tendo como foco principal o aluno, favorecendo a construção do saber com ações comprometidas com o contexto em que ele está inserido.

JOGOS

Os jogos educativos disponíveis no Portal Educacional Ludus são especialmente desenvolvidos para reforçar e complementar as atividades trabalhadas numa fusão de conhecimento, aprendizado e diversão.

DICIONÁRIO/TRADUTOR/CONJUGADOR/ MAPA MÚNDI DIGITAL INTERATIVO

O Portal Educacional Ludus sugere links de dicionário, tradutor, conjugador e mapa múndi digital interativo para auxiliar professores e alunos na pesquisa e construção de atividades e trabalhos escolares.

LIVROS DIGITAIS

Plataforma on-line que possibilita a criação, publicação e compartilhamento de livros digitais.

SCRATCH

Plataforma onde o usuário cria histórias animadas, jogos e outros programas interativos. Além disso, permite a personalização através da incorporação de imagens e sons externos, bem como a possibilidade de desenhar e gravar som dentro da ferramenta.

FEIRA VIRTUAL

Espaço para serem expostos todos os trabalhos realizados nas escolas participantes como, por exemplo, das feiras de ciências, literárias, de ideias, etc.

DICAS DE LIVROS E FILMES

Espaço onde os alunos e professores encontrarão diversas sugestões de livros e filmes que envolvam temas de interesse educativo.

VÍDEOS

A biblioteca de vídeos do Portal Educacional Ludus oferece um acervo de vídeos com conteúdos educativos e interessantes.

EDUCADORES

Este espaço tem como objetivo disponibilizar assuntos, informações e material didático que auxiliarão o professor na prática pedagógica do seu dia a dia.

GERADOR DE PROVAS

Disponível no ambiente “Educadores”, o gerador de provas é um recurso onde o professor poderá montar, gerar e imprimir suas provas de forma personalizada.

PAIS

Espaço com diversas informações que auxiliam os pais nas questões referentes à educação, aprendizagem, convivência, entre outras.

CENTRAL DO ALUNO

Espaço onde o aluno encontra informações que servem de suporte para elaboração de trabalhos, projetos, além de diversas dicas de estudo.

AGENDA

A agenda, além de informar os compromissos que envolvem o Portal, disponibiliza para consulta e acompanhamento todos os eventos relacionados à educação e informática nos municípios, estados e no país.

LUDUS SOCIAL

O Ludus Social é um espaço onde está disponível o Facebook e o Twitter do Portal Educacional Ludus com informações sobre o Portal e seus parceiros.

PROFESSOR ON-LINE

Ambiente de troca de informações on-line com um professor de cada área.

WEBMAIL

O e-mail do Portal Educacional Ludus permite compor, enviar e receber mensagens através de um sistema de comunicação entre os participantes de forma segura.

SOLICITAÇÕES DE ATIVIDADES

Ambiente onde os clientes solicitam ou sugerem atividades para serem disponibilizadas no Portal Educacional Ludus.

LUDUS TUBE

Espaço onde os alunos, professores ou escolas poderão inserir vídeos de criação própria compartilhando com os demais usuários do Portal Ludus.

FÁBRICA DE ATIVIDADES

Ferramenta onde os alunos criam suas próprias atividades proporcionando autonomia no aprendizado, dando ênfase ao pensamento cognitivo e criativo.

CURIOSIDADES

Espaço onde estarão disponíveis inúmeras curiosidades científicas, bizarras, engraçadas, perguntas curiosas e assuntos de interesse geral.

LUDUS BUSCA

O Ludus Busca auxilia a pesquisa escolar, possibilitando ao aluno o acesso a conteúdos das mais variadas áreas e a uma galeria de imagens, ilustrações e gravuras.

LUDUS ESTÚDIO

Ferramenta onde o aluno pode criar um livro interativo inserindo cenários, personagens, objetos, animais e desenvolvendo textos relacionados ao mesmo com a possibilidade de salvar e enviar via e-mail.

LUDUS HQ

Ferramenta de criação de histórias em quadrinhos com possibilidade de inserção de cenários, personagens e objetos diversos disponíveis na própria ferramenta, bem como de fazer o download de cenários e imagens de escolha própria, de outras fontes, com possibilidade de salvamento e impressão.

LUDUS ART

Ferramenta de criação de convites, cartões, cartazes, entre outros com possibilidade de inserção de imagens disponíveis na própria ferramenta ou de fazer download de outras fontes, podendo salvar, imprimir e enviar por e-mail.

CONSTRUTOR DE AMBIENTES

Recurso de interface simples que possibilita ao aluno criar e representar espaços em linguagem cartográfica, com possibilidade de salvamento.

LUDUS GRAF

Ferramenta de criação de gráficos onde o aluno representa informações visualmente, tornando muito mais fácil e rápida a compreensão dos dados envolvidos. Possibilidade de salvamento e envio por e-mail.

LUDUS PAINT MATEMÁTICO

Ferramenta que possibilita ao aluno a construção de operações matemáticas simples e complexas.

MATERIAL DOURADO

O Material Dourado é uma ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional, dos métodos para efetuar as operações fundamentais e outras atividades criativas.

ÁBACO VIRTUAL

Ferramenta para desenvolver atividades envolvendo sistema de numeração decimal, valor posicional dos algarismos e as operações de adição e subtração.

PAINT

Editor gráfico com recursos que permite aos alunos construírem desde simples desenhos até pequenos projetos de sua autoria, com salvamento e impressão.

QUEBRA-CABEÇAS

Espaço onde estão disponibilizados inúmeros quebra-cabeças envolvendo temas diversificados que reforçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais do aluno.

JOGO SUDOKU

O sudoku é um jogo de lógica que estimula a mente e aprimora a concentração.

RELEITURA DE OBRAS

Ferramenta do Portal Educacional Ludus onde o aluno encontra a biografia e obras de vários artistas com a possibilidade de realizar a releitura das obras, salvar e enviar por e-mail.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Diversas páginas que contêm material diversificado com informações e atividades para auxiliar o aluno a desenvolver textos a partir de cenários pré-definidos e redações dissertativas, descritivas e narrativas com temas livres onde o aluno pode praticar e assim dominar a arte da escrita.

LUDUS EDITOR

Editor de textos básico, de fácil utilização, que pode ser utilizado para criar, imprimir e enviar via e-mail documentos de texto.

AVALIAÇÕES

Espaço onde serão realizadas avaliações referentes a diversos conteúdos das mais variadas áreas.

LUDUS NHIC

É uma ferramenta de apoio pedagógico que auxilia o professor no desenvolvimento de atividades e que possibilita ao aluno a construção de cenários e textos.

LUDUS NEWS

Ferramenta onde os usuários poderão construir jornais com as opções de salvamento, impressão e envio por e-mail.

MOODLE

Software livre, utilizado como um ambiente virtual de aprendizagem à distância, bem como de apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores, entre outros.

CHAT

Espaço virtual onde alunos e professores podem trocar mensagens instantâneas com outros alunos e instrutores da rede aprimorando a capacidade de raciocínio e agilidade na escrita.

VIDEOCONFERÊNCIA

É uma ferramenta que oportuniza compartilhar informações, como recurso de pesquisa, em tempo real e formação continuada.

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