INFORMÁTICA ACESSÍVEL NAS ATIVIDADES ESCOLARES

O computador e a internet permeiam uma série de atividades dentro e fora da escola. Crianças e jovens podem acessar informação em sites e bibliotecas digitais, fazer pesquisas individualmente ou em grupo, desenvolver habilidades de comunicação com auxílio de uma variedade de ferramentas (ex.: e-mails, mensagens instantâneas, fóruns, blogs), produzir conhecimento com seus colegas e com crianças e jovens de outras escolas veiculados em diferentes mídias (ex.: textos, imagens, sons, vídeos, apresentações multimídia, sites), integrar redes sociais.

Ao trabalhar com informática na escola, os professores devem favorecer a participação de todos, sem discriminação. Necessitam, portanto, ter uma postura investigativa. Devem refletir, além dos aspectos pedagógicos das atividades, sobre como favorecer o encontro das habilidades dos diferentes alunos com as características apresentadas pelos mais variados ambientes computacionais.

Para possibilitar que cada criança ou jovem de uma turma possa participar das atividades mediadas por recursos computacionais, o professor precisa, em contato e em diálogo com o aluno, identificar as habilidades, as necessidades e os interesses deste. Também deve estar atento aos recursos oferecidos pelos programas de computador, às alternativas de interação oferecidas pelos dispositivos convencionais de entrada (ex.: teclado, mouse, microfone) e saída (ex.: monitor, áudio) do computador, à possibilidade de adoção de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) sob demanda e aos recursos de acessibilidade oferecidos pelos sistemas operacionais disponíveis (ex.: Linux, Windows, etc.).

Neste capítulo, em particular, a produção de texto apoiada pelo computador é apresentada como uma atividade possível de ser realizada em ambiente escolar inclusivo. Recursos de TA e facilidade de acesso apresentados por sistemas operacionais também são abordados. O objetivo é reforçar o papel de investigador do professor e apresentar ideias para possíveis questões que podem ocorrer no dia-a-dia, ao usar a informática com os alunos para realizar atividades escolares.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA MAIS

fasciculo_8

Compartilhar:

II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012, no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis. O evento, que busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação, contará com debates, conferências, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.

Lema Sistemas de Informática e o Portal Educacional Ludus estarão presente, apresentando o seguinte pôster:

Clique para ampliar

Compartilhar:

PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS

As Tecnologias Assistivas existem para disponibilizar recursos e serviços que possibilitem a ampliação das habilidades funcionais dos alunos com deficiência. Este trabalho visa concretizar as ações direcionadas ao atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos, além de orientar os professores na confecção de materiais acessíveis para pessoas com deficiência.

  • Portal de Ajudas Técnicas – Recursos Pedagógicos Adaptados I: rec_adaptados
  • Portal de Ajudas Técnicas – Recursos para Comunicação Alternativa: ajudas_tec
Compartilhar:

GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – MEC

As tecnologias educacionais se referem a processos, ferramentas e materiais que
dão suporte às redes estaduais e municipais de ensino.

Criado em 2007, o Guia de Tecnologias Educacionais tem, atualmente, 112 recursos pedagógicos pré-qualificados. Destes, 52 foram produzidos pelo Ministério da
Educação. Dos outros 60, 19 foram incluidos em 2007 e 41 em 2008. Assim, com
as novas 29 tecnologias pré qualificadas este ano, as secretarias municipais e
estaduais da educação vão dispor de 141 tecnologias para melhorar o ensino
em suas redes.

Texto extraido de: http://smebomjardim.blogspot.com.br/2011/08/guia-de-tecnologias-educacionais-mec.html

GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/guias_2011_Web.pdf

Compartilhar: