A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, orienta o uso da tecnologia em todas as competências curriculares, sendo assim o laboratório de informática se torna um recurso valioso de aprendizagem.

Muitas escolas públicas já possuem um laboratório de informática com equipamentos, acesso à internet e softwares básicos, mas o grande desafio é a manutenção desses equipamentos, um software de qualidade e a capacitação dos professores. Para que isso ocorra, são necessárias regras que garantam a manutenção adequada dos equipamentos, dispor de um software de qualidade, e a presença de monitores e técnicos.

O objetivo desse espaço é facilitar a produção de conhecimento. Por isso, é importante que a escola utilize o computador como um impulso ao aprendizado.

A primeira etapa é propor aos professores uma capacitação inicial, com o objetivo de se familiarizarem com os equipamentos.

Como segunda etapa vem a importância de estabelecer regras de uso do espaço e registrá-lo em cartazes, folders, apostilas…

O terceiro passo é planejar situações de uso em que a ferramenta tecnológica permita o aprofundamento/reforço dos conteúdos, fazendo do laboratório uma extensão da sala de aula. Atividades de reforço dos conteúdos vistos em sala de aula, de pesquisa bem dirigidas e produção de textos são alguns exemplos do que pode ser feito.

De encontro a essa etapa o PORTAL EDUCACIONAL LUDUS é o ambiente virtual de aprendizagem ideal.

Abrangendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, conta com mais de 2.000 atividades de reforço dos conteúdos vistos em sala de aula e inúmeras ferramentas de construção e comunicação, onde o aluno, através dessas atividades e ferramentas, desenvolve autonomia tornando-se autor de sua própria aprendizagem.

Alguns dos diferenciais do Portal Educacional Ludus:

  • Atividades e ferramentas customizadas, desenvolvidas de acordo com a realidade de cada cliente, norteando todos os componentes curriculares, podendo ser utilizado nos laboratórios de informática e salas de recursos.
  • Reforça os conteúdos vistos em sala de aula de forma lúdica e oportuniza a construção de diferentes tipos de textos e mídias.
  • Proporciona autonomia na aprendizagem do aluno.
  • Melhora os índices de avaliações externas.
  • Auxilia no planejamento dos professores.
  • O único com selo de qualidade/exclusividade ASSESPRO.
  • Ambiente seguro, no qual alunos e professores encontram o que precisam sem a necessidade de busca em outros ambientes e possibilidade de solicitação de conteúdos que ainda não estejam disponíveis.
  • Suporte presencial e online, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Deseja conhecer nosso ambiente virtual de aprendizagem?

Acesse www.ludusportal.com.br

Deseja agendar uma demonstração ou outras informações?

Envie e-mail para atendimento@ludusportal.com.br ou ligue para 54.3453.1087 

Equipe Portal Educacional Ludus

Compartilhar:

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.

Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007: política

Compartilhar:

PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS

As Tecnologias Assistivas existem para disponibilizar recursos e serviços que possibilitem a ampliação das habilidades funcionais dos alunos com deficiência. Este trabalho visa concretizar as ações direcionadas ao atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos, além de orientar os professores na confecção de materiais acessíveis para pessoas com deficiência.

  • Portal de Ajudas Técnicas – Recursos Pedagógicos Adaptados I: rec_adaptados
  • Portal de Ajudas Técnicas – Recursos para Comunicação Alternativa: ajudas_tec
Compartilhar:

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO

A educação e os cuidados na infância são amplamente reconhecidos como fatores fundamentais do desenvolvimento global da criança. Esta coleção traz temas específicos sobre o atendimento às necessidades educacionais especiais das crianças, do nascimento aos seis anos de idade.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12654%3Asaberes-e-praticas-da-inclusao-educacao-infantil&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860

Compartilhar: